“O que é o Carnaval para você?”: equipe do Comitê Chico Mendes dá boas-vindas à melhor época do ano no Brasil!

Glitter no corpo, música boa no volume mais alto, camisinha no bolso, o Carnaval começou!

A foto é da Marcha pelo Clima, mas fica o pensamento: cultura e resistência andam JUNTAS!. Foto: Alexandre Noronha

De sábado (14) a terça (17), todo o Brasil está em festa. A época mais feliz do ano chegou, o Carnaval! Alguns nomes do operativo do Comitê Chico Mendes vieram e responderam a seguinte pergunta: “O que é o Carnaval para você?”. Vale de tudo, se jogar na folia, descansar, assistir aquela série, viajar para fora do país em mais uma agenda socioambiental.

É tempo também de participar da nossa campanha, oBloquinho do Chico”. O material da campanha destaca que as festas populares são, em sua essência, o oposto da lógica capitalista. Para participar, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o link na bio do Instagram do Comitê Chico Mendes e baixe os moldes das máscaras do Chico e dos encantados da floresta.

  2. Solte a criatividade na confecção do seu look carnavalesco.

  3. Poste sua foto marcando o Comitê e use as hashtags #CulturaDeFloresta e #BloquinhoDoChico.

Ficou curioso para os depoimentos? Então, vamos conferir agora o que o nosso operativo vai fazer neste Carnaval!

O bloco dos cansados

Puxando o bloco do sofá, está nossa articuladora do Comitê e neta de Chico, Angélica Mendes que reflete que “o Carnaval é uma renovação de ânimos, a gente espera ele como um marco pro ano começar, né?”. 

Angélica Mendes: “Eu sou do bonde das cansadas que vai colocar os hobbies em dia (macramê, crochê e cerâmica). Dormir e tentar fazer coisas na natureza também estão nos planos. E não sendo hipócrita, pode ser que tu me ache nos bloquinhos também!”

Anaís Cordeiro, gestora de projetos: “Meu carnaval é verde e rosa 🩷💚! Agora eu estou com medo das pessoas não entenderem, que eu estou falando da mangueira e não de Wicked (nota do autor da matéria: gente, é Mangueira, a escola de samba, viu?).

Anna Kelem de Souza, técnica administrativa: “Amor, vou estar ocupada laçando pagamentos - ouvi um amém, igreja? (Amém!).

Mas tem quem festeje na rua

Quem puxa o bloco dos de rua, é o nosso gestor de projetos, Khelven Castro, que afirma que a festa é uma “forma que nós encontramos de festejar a vida, independente de quem vá ou não para os blocos, é um momento de esquecer um pouco das obrigações da vida e festejar, estar feliz”. Vamos ver quem acompanha ele?

Khelven Castro, gestor de projetos: “Vai de cada um o que quer fazer, seja pulado em bloquinho de rua, ou em casa vendo alguma série aleatória, o importante é ter esse respiro da vida.”

Alberto Siqueira, designer: “Carnaval pra mim é um momento de muita alegria! Onde celebrar é o mais importante. Diria que é uma das minhas épocas favoritas do ano, principalmente pela alta em gêneros musicais ligados ao axé e ao Olodum, que são puro amor pra mim, além de outros ritmos como samba, brega funk, reggaeton que também gosto muito. Isso sem contar que é muito divertido acompanhar a criatividade em todas as fantasias e também nos desfiles de escolas de samba. “

Huana Anastácio, gestora de comunidades: “Carnaval é alegria à flor da pele, corpo colado, exagero. Acho que não tem como não pensar “graças a Deus sou brasileiro” quando você sai cheio de glitter pra um bloquinho e vai encontrando outras pessoas cheias de glitter também. Todo mundo junto pra folia. Esse ano, assim como os outros três que passaram, minha folia vai ser no bloquinho do Tucumã”.

Sâmila Marçal, assistente de projetos: “Falar de Carnaval para mim é falar de raízes e afetos. ​Já é tradição, todos os anos ir para Xapuri, retornar para casa, para os braços dos meus melhores amigos que viraram minha família, mas o Carnaval também é o meu momento de maior entrega criativa. É quando deixo de apenas fazer arte para ser a minha própria arte. ​O carnaval pra mim é rir até a barriga doer e dançar até o sol raiar com quem me conhece de verdade. Neste ano, pretendo honrar cada laço de amizade e cada centímetro da minha criatividade, transformando a folia em uma memória inesquecível de celebração e orgulho de mim mesma!”.

Tatiana Ferreira, estagiária da comunicação:: “Pra mim, o carnaval é energia de liberdade, alegria e conexão. Esse ano vou aproveitar o carnaval de rua do bairro Tucumã, e super indico! Mas pra quem não curte a folia, aproveite do seu jeito, viaje, descanse, ou maratone uma série. Cuide de você, pois carnaval não precisa necessariamente ser curtido em multidão.”

Wellington Vidal, estagiário da comunicação: “Então, já fazem alguns anos que carnaval pra mim é um mix de emoções e sensações. É um momento em que costumo entrar em reflexão e alegria participando do retiro da Pastoral da Juventude e depois, às vezes, aproveito pra ir pelo centro curtir um pouco da folia.”

Bloco da Oncinha

E… a gente tem que separar um espacinho especial para ela: a nossa coordenadora-geral, mas a nova mamãe do pedaço. O que será que a Ana Luiza vai fazer no carnaval, hein? 

Luiza de Lima, coordenadora-geral: “Carnaval pra mim é época de libertação e autodescoberta. Aqueles dias que a gente se abre para experimentar coisas novas. Já pulei carnaval por aí. Em outros estados e cidades. Já bati ponto em todos os blocos e festas de Rio Branco. Planejei fantasia e fiquei com glitter por um ano espalhado nas minhas coisas. Assim como já fiz retiro religioso nesse feriado e também já maratonei toda a saga Harry Potter com as minhas sobrinhas. Mas esse ano o carnaval vai ser descobrindo a maternidade. Com 1 mês do meu neném no colo. Se ele fosse maior eu obviamente iria bater perna por aí hihihi. Ano que vem é a gente.”

A Luta Continua! (ou o Bloco Unidos pelo Computador)

Além disso, temos também quem trabalhe. Nossa presidenta-executiva, Angela Mendes, e nossa coordenadora da comunicação, Hannah Lydia embarcam em uma agenda em Berlim, na Alemanha, durante este período de Carnaval. Transformando aquelas ruas frias e cinzentas em um diálogo amazônico. Quer saber mais, confere as nossas  redes sociais no @chicomendescomite.

Yara de Paula: “Esse ano já tive um pré carnaval programado por brasileiros aqui em Lancaster, no Reino Unido. Então meu carnaval já aconteceu hahaha. O feriado de carnaval do Brasil vai ser focado na análise de dados e escrita dos resultados do doutorado por aqui, ao mesmo tempo em que trabalho na preparação para o evento da Rede de Mulheres da Floresta, na comunidade. Bloquinho Unidos no Computador hahaha”

Hannah Lydia, coordenadora de comunicação: “Eu gosto de ficar em casa assistindo séries, mas adoro ver os memes de carnaval.”

Angela Mendes, presidenta-executiva: “Carnaval é uma grande festa popular, eu curti muito já, mas ultimamente com minha agenda tão intensa eu aproveito cada momento pra cuidar do meu cantinho e me reenergizar.

Próximo
Próximo

Não sabe onde pular carnaval? confira os pontos de festa e os blocos confirmados em Rio Branco