
Portal 487・
Portal 487・
487 (número da casa de Chico), além de seu lar, foi abrigo de muitas ideias e discussões importantes que ecoavam as preocupações urgentes da época. Reafirmando este local como um legado de diálogo e ação, o Portal 487 tem o objetivo de ecoar as múltiplas narrativas amazônicas, transmitindo informações confiáveis e saberes sobre meio ambiente, justiça climática, direitos humanos, política e modo de vida dos povos da floresta.
Editorias:

“O Comitê faz o trabalho que Chico fazia": pré COP30, Festival Jovens do Futuro mobiliza final de semana em Rio Branco
Dois encontros preparatórios e um baile temático reforçaram o papel da juventude na defesa da Amazônia

“Sem organizações com compromisso, avançamos rumo ao fim", diz Angela Mendes sobre Balanço Ético da COP30
Ela reforça a importância das reservas extrativistas e do conhecimento tradicional na construção de soluções para a crise climática

“Levar o nome do Comitê e os ideais de Chico", diz Angela Mendes sobre Global Citizen Now
A presidenta do Comitê Chico Mendes destacou a força das mulheres defensoras da floresta e a urgência de enfrentar os lobbies poluidores

Estudantes pelo futuro: a educação é o primeiro passo para resistir
No Dia do Estudante, o Movimento Jovens do Futuro celebra oficinas que formam lideranças climáticas em todo o Acre

Inspirado pelas Encantarias da Amazônia, Comitê Chico Mendes realiza Festival Jovens do Futuro com foco na COP30
Com atração nacional e artistas do interior do Acre, o Festival é uma resposta coletiva aos retrocessos ambientais, sociais e políticos que afetam a Amazônia e seus povos

Estilista Day Molina homenageia Chico Mendes com nova coleção de moda
A estilista e ativista Day Molina vai homenagear o legado de Chico Mendes por meio de sua mais nova coleção que será apresentada na próxima edição da Casa de Criadores, em São Paulo, no próximo sábado, 26. Após um intenso processo criativo que começou no chão da floresta e nos encontros com familiares e companheiros de luta de Chico.

MPF/Acre e Comitê Chico Mendes se reúnem para discutir memória e legado dos seringueiros
Lucas Dias, Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Acre esteve no Comitê Chico Mendes para um diálogo sobre os desafios e caminhos da proteção ambiental e social na Amazônia acreana, na última quinta-feira, 17. Dias mora no Acre desde 2020 e é conhecido por sua atuação na garantia de direitos humanos, com foco na comunidade LGBTQIAPN+. A conversa destacou a urgência da preservação da memória e a necessidade de fortalecer as comunidades da floresta contra o desmonte e a pressão do agronegócio.

Professor de Xapuri é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com livro que busca o espírito original das RESEXs
O professor Anselmo Gonçalves da Silva foi anunciado como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 com a obra “O que é Reserva Extrativista?” que busca compreender e descrever o que chama de “espírito da reserva extrativista”, um conceito que vai além da formalidade jurídica e se ancora nas práticas e modos de vida das populações que idealizaram o modelo de Reserva Extrativista, no Acre - especialmente na década de 1980. Ele conversou na última quinta-feira, 17, conosco.

O que a COP30 precisa ouvir da Amazônia? - entrevista com Anaís Cordeiro
Anaís Cordeiro, comunicadora e pesquisadora acreana, embarcou rumo à Alemanha para representar o Comitê Chico Mendes na 13ª Reunião do Grupo de Trabalho Facilitador da Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas (LCIPP), realizada durante a 62ª sessão da ONU sobre mudanças climáticas, a SB62. O evento, sediado em Bonn, reuniu representantes de todo o mundo para discutir os próximos passos da agenda climática.

O que a agenda ambiental escancara: o seu deputado pode não ter um compromisso com você
Apesar das complexidades da pauta ambiental, acompanhá-la é uma ótima forma de assimilar se os seus interesses estão sendo defendidos pelos representantes e pelas representantes que você elege. Isso porque as votações de projetos e o engajamento com essa temática podem revelar, de forma escancarada, os reais interesses dos congressistas.

Não ao PL da Devastação! Comitê Chico Mendes organiza ato contra medida que facilita devastação ambiental
A poucos metros do Rio Acre e sob as árvores da Praça Povos da Floresta, no último domingo (13), o Comitê Chico Mendes, o NEPSE (Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora) e o coletivo Megafone Ativismo organizaram um ato contra o PL 2159/2021, apelidado de PL da Devastação, que tramita em Brasília e propõe mudanças profundas no processo de licenciamento ambiental no Brasil.

Com investimentos de até R$ 8 milhões, Edital Dabucury abre inscrições para comunidades indígenas do Acre
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) lançaram o 2º Edital Dabucury: Compartilhando Experiências e Fortalecendo a Gestão Etnoambiental das Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, na segunda (01). Com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, a iniciativa vai investir até R$8 milhões em até 30 projetos liderados por organizações indígenas da Amazônia Legal.

Na Alemanha, Comitê Chico Mendes reforça plataforma de comunidades tradicionais e povos indígenas em conferência climática
O Comitê Chico Mendes marcou presença na 13ª Reunião do Grupo de Trabalho Facilitador (FWG) da Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas (LCIPP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), realizada em Bonn, Alemanha, entre dias 10 e 13 de junho.

Comitê Chico Mendes abre seleção para Técnico Administrativo e Gestão de Comunidades; confira como se inscrever
O Comitê Chico Mendes está com processo seletivo aberto para contratação nas áreas de Administração e Gestão de Comunidades, com contrato de 12 meses na modalidade Pessoa Jurídica (PJ) e trabalho híbrido, entre atividades presenciais e remotas.
O presente que eu precisava (ou você sabe o que é Txai?)
Mergulhei nos debates de um seminário internacional, e o que vi e senti me acendeu uma certeza: é possível uma nova sociedade, a gente só tem que ter mais coragem.

Varadouro: Desmatamento no Acre avança 37% entre agosto e maio, mostra Imazon
Os dados indicam que, mesmo com a mudança de postura do governo bolsonarista de Gladson Cameli (PP) de conter a sua política da boiada que levou o Acre a níveis recordes de desmatamento nas últimas décadas, os efeitos do afrouxamento das fiscalizações permanecem sobre a preservação da Floresta Amazônica no Acre.

Comitê Chico Mendes, Conselho Federal de Psicologia e NEPSE realizam ação pelo orgulho LGBTQIAPN+ na Resex
Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, um encontro tomou forma nos dias 28 e 29 de junho na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Seringal Dois Irmãos. Juventudes da floresta e das periferias urbanas de Rio Branco, no Acre, se reuniram com lideranças comunitárias, profissionais da psicologia e militantes socioambientais na ação “LGBTs em luta por justiça climática na Amazônia”.

Comitê Chico Mendes anuncia novo eixo de atuação voltado para sociobioeconomia, após encontros nacionais
O Comitê Chico Mendes participou de dois encontros: o encerramento do Projeto de Proteção dos Povos Indígenas e Tradicionais no Brasil (Bengo), em Alter do Chão, no Pará, e o Encontro do Observatório das Economias da Sociobiodiversidade, em Brasília, ao longo do mês de junho. O evento no Distrito Federal reuniu 42 organizações de diversas regiões do país, com o propósito de fortalecer alianças e estratégias em defesa da sociobiodiversidade e da floresta em pé.
Chico no Bumbódromo: Caprichoso homenageia legado de retomada dos seringueiros em Parintins
Com o coração pulsando de emoção, Angela Mendes, filha mais velha do líder seringueiro e presidenta do Comitê Chico Mendes, fez parte nesta noite de domingo, 29, uma cena histórica: a homenagem do ao legado da luta seringueira no chão do Bumbódromo, durante a apresentação do Boi Caprichoso no Festival de Parintins.

Orgulho que Encanta: mergulhe no filme que dá nova vida ao Boto-cor-de-rosa como símbolo LGBTQIAPN+
“Se esse curta tocar alguém a olhar pro rio e pro outro com mais ternura, já vou sentir que valeu a pena", é com essa afirmação que o artista nortista Theteu dá forma a seu mais novo projeto audiovisual: o curta-metragem “Encantando", uma ressignificação do conto tradicional do Boto-Cor-de-Rosa como uma narrativa LGBTQIAPN+. Neste dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho de toda a comunidade, o criador conta os detalhes do projeto que é mais que um filme.