Comitê Chico Mendes, CNS e Coletivo Varadouro realizam “Diálogo Amazônico” em Berlim, na Alemanha
O encontro teve como objetivo analisar como a instabilidade geopolítica mundial impactam diretamente os territórios amazônicos
O Chico Mendes Germany é uma organização com integrantes de diversos países que fala sobre o legado do seringueiro. Foto: Hannah Lydia/Comitê Chico Mendes
O que o mundo aprendeu com Chico Mendes? Bem, essa foi uma das propostas do encontro que aconteceu no Spore Initiative, em Berlim, na Alemanha, na última segunda-feira, 19. O Comitê Chico Mendes, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas e o Coletivo Varadouro encontraram o Chico Mendes Germany, no Diálogo Amazônico.
“Em um cenário global marcado por conflitos e ascensão dos discursos e práticas extremistas a luta na Amazônia enfrenta novos e complexos desafios. Este encontro tem como objetivo analisar como a instabilidade geopolítica mundial impacta diretamente os territórios amazônicos e a segurança de suas lideranças”, afirmou Angela Mendes, presidenta do Comitê.
“ Aprendemos que fazemos parte da natureza, que devemos viver juntos e que precisamos superar essa visão colonial de reservas ambientais sem pessoas”
Na troca, foram realizadas falas sobre a importância do que o mundo aprendeu com o líder sindicalista, como a valorização da vida, a ideia de que temos que trabalhar em solidariedade, ou como um dos integrantes da atividade disse:
“Aprendemos com Chico Mendes que, para proteger as reservas naturais, não precisamos expulsar as pessoas. Pelo contrário, pessoas e natureza podem se proteger mutuamente. Aprendemos que fazemos parte da natureza, que devemos viver juntos e que precisamos superar essa visão colonial de reservas ambientais sem pessoas. E que não podemos confiar apenas em governos progressistas, mas devemos construir autonomia a partir de baixo.”
Segundo Mendes, a atividade buscou articular estratégias de resistência para os movimentos sociais que atuam na linha de frente da conservação ambiental e da justiça social, a nível global.
Confira imagens do encontro, tiradas por Hannah Lydia:
O encontro teve como objetivo analisar como a instabilidade geopolítica mundial impactam diretamente os territórios amazônicos